há exatos quarenta anos, o meu Maverick GT saía da linha de montagem da Ford. A hora exata não tenho como saber (seria mesmo um exagero, convenhamos), mas foi no dia 13 de dezembro de 1973 que o carro foi fabricado. O chassis comprova ano e mês, da seguinte forma:
L (Brasil)
B (São Bernardo do Campo)
5E (Cupê GT)
N (1973)
E (Dezembro)
O dia exato da produção do carro está registrado na plaqueta de identificação fixada no batente da porta do motorista, da qual constam as seguintes informações:
Peso 1260 kg
Motor R (V8 302)
Ano Modelo 74
Carroceria 62D (Maverick cupê GT)
Cor XO (Laranja Mandarin)
Estofamento A (preto)
Data 13 (dia de produção)
Eixo S (relação de diferencial 3,07:1)
Transmissão D (convencional - 4 velocidades - alavanca no assoalho)
O carro, em 15 de novembro de 2006, quando comprei, e após a restauração (fotos feitas pelo Fabio Aro, deixaram o carro melhor do que é):
Já era bem bonito, mas com vários aspectos a serem corrigidos
Depois de todos os ajustes ficou bem melhor
Além dos cabos de velas vermelhos, muita confusão no cofre
Cofre exatamente do meu gosto
Retrovisores e frisos desgastados e escape 8x2 muito barulhento
Retrovisores e frisos novos, parachoques polidos e novo escape 8x2
Bancos Procar, alavanca de câmbio e instrumentos em má posição
Tudo corrigido. Preferi usar couro ao invés do vinil nos bancos
Uma curiosidade, os documentos que vieram junto com o carro mostram que o dono anterior o comprou em 1992. Navegando na Internet, descobri que o carro participou de um encontro na Zona Norte de São Paulo em 2004:
Logo, resta homenagear o carro com esta postagem. Pensei em sair com ele para comemorar, mas justo em uma sexta-feira 13... Melhor não arriscar, saio com ele amanhã, que é sábado!
Abraços.