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sábado, 9 de julho de 2011

Charger R/T 72: atualização 02

Depois de uma longa ausência, trago algumas novidades sobre a restauração do R/T 72. O carro foi devidamente jateado com microesferas de vidro e agora o real estado pode ser avaliado.

O estado geral é razoável. O "artista" que trabalhou nele antes de eu o adquirir se dedicou muito mais à lata externa, mas ainda deixou outras "obras", como o assoalho do porta-malas, reconstruído com partes de Kombi e outras não identificadas. Em resumo, inutilizou o assoalho, já devidamente retirado e enviado para a pilha de inservíveis.

Para alegria dos meus amigos da America Parts, comprei um assoalho novo:


Isso de algum modo reduz minhas preocupações com a traseira, já que assoalho da mala e laterais completas serão novas. Digo reduz, porque o estado das caixas de roda é lastimável, como vocês podem notar:

As caixas de ar serão refeitas, pois delas nada se aproveita.


Ainda não decidi se restauraremos o assoalho ou se vamos trocar. Há três enormes remendos:



O assoalho traseiro esquerdo foi poupado dos remendos:

E aí, o que acham? Vale a pena restaurar ou substituir por peças novas?

A boa notícia fica com a frente, na qual não serão necessárias intervenções mais extensas:

Claro, nada nesse carro está perfeito, algumas coisas precisam de atenção:


A má notícia fica com o paralamas dianteiro esquerdo, que adquiri zero em Porto Alegre, e que foi danificado no transporte:


O vendedor assumiu a responsabilidade e se propôs a devolver o valor da compra, recebendo a peça de volta, ou assumir o custo do reparo. Preferi esta última alternativa, pois é difícil achar um paralamas novo.

Hoje estive com o Bira, o restaurador, e com o Eli, que deve pintar o carro. As previsões são de término da funilaria até dezembro e início da pintura em seguida. Com isso, a possibilidade de ter o carro pronto para Lindóia em 2012 diminuiu de "difícil" para "remota".

Parece mais realista contar com ele para o Mopar Nationals 2012.

Abraços.

19 comentários:

  1. Reinaldo
    Aos poucos o carro vai tomando forma, o principal é não desanimar. Pelo menos agora, tu já tens um real estado do que vai enfrentar.
    Abraço
    Cuti

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  2. Obrigado Mestre Cuti.
    É verdade, agora está tudo claro.
    Vamos restaurar em três frentes: funilaria/pintura, mecânica e acabamento.
    Para as primeiras, parece só questão de tempo, dinheiro e capricho, o que não vai faltar considerando os encarregados (Bira/Eli e João Rondini).
    O acabamento, veremos.
    Abraço.

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  3. Olá Reinaldo,

    Cara sem dúvida restaurar um carro do zero praticamente é um desafio e tanto requer muita paciência, dedicação, grana é tempo. Eu não encararia uma empreitada dessas nem a pau... Admiro os que enfrentam uma dessas!!! Parabéns o carro merece e vai ficar maravilhos

    Edu Coxinha

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  4. Olá, Reinaldo.

    Serviço de gente grande, hein?
    Sobre o assoalho traseiro, eu só colocaria um novo (e nos moldes do original) se realmente me importasse com a peça sendo original.

    Inté.

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  5. Meu caro Edu,
    pode ter certeza, é um desafio mesmo. Eu só encarei essa restauração porque é um R/T 72, do ano que eu sempre quis.
    O bom é que agora de estrutura/lataria não virão mais surpresas, já conheço todos os problemas.
    Só espero que a mecânica corra bem.
    Abraço.

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  6. Fala Leroi,
    trabalho grande, só vale restaurar pelo modelo/ano. Estou certo que não valeria a pena há alguns anos, mas agora para mim vale (mesmo que no limite).
    O assoalho realmente ainda não decidi. Na America Parts tem, trazem dos EUA em duas peças, esquerdo e direito (não vem com o túnel). Vamos ver.
    Abraço.

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  7. Reinaldo, se tiver assoalho novo, troque. O do Dart eu remendei, mas era menos crítico, o carro estava bem menos afetado pela ferrugem. A AParts tem novo?

    O meu funileiro preferiu fazer todas as peças em chapa a comprar novas. Estilo de cada um. Dá mais trabalho, mas ele gosta de fazer as peças. Na finalização vou comparar com os detalhes do 76, que é muito original ainda.

    Essa reforma não valeria a pena se não se tratasse de um R/T 72, que
    é um carro de preço final bem acima dos 100 mil (150???). Mas um Dart acaba com preço final estourando nos 40-50. Se estiver muito bom.

    Se custo não é o problema, faria o máximo possível recuperando o que é original deste carro ou de um doador. Fica menos rastro "humano" no trabalho final.

    Abraços.

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  8. Beleza Vital, obrigado pelo comentário.
    A America Parts tem o assoalho em duas peças, para encomenda.
    O problema é que demora, só chega em setembro. Ainda preciso decidir o que fazer. Minha tendência atual é de recuperar o assoalho.
    Abraço.

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  9. Reinaldo, setembro está aí... Não troquei o do Dart por um motivo: NÃO AGUENTO MAIS GASTAR, rssss....

    O Dart está me quebrando. Mais que dobrou o preço do carro. O R/T 72 (claro que vc não vai vender) compensa o investimento. No mínimo empata.

    Quem tem um Maverick igual ao seu merece um lindo R/T 72 também, meu amigo!

    Forte abraço!

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  10. Valeu Vital,
    é importante ouvir algum encorajamento nessa história de restauração, rsrs.
    Essa semana vou discutir o assunto com o Bira e aí decidir o assoalho. Trocando ou não, terá que ficar perfeito.
    Acho que o problema do teu Dart é o fato de você ter aquele R/T obsceno como comparação!
    Depois que você andar no GT vai entender porque acho o R/T 78 muito lento...
    Abraço!

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  11. Rssss... O GT realmente é um carro de mais giro. E mais leve. Andei nestes carros quando tinha dois ou três anos, meu pai voltava as vezes com um ou outro da Ford. E dava o cacete na Indianópolis com eles.

    Eu vejo diferença de motor entre o Magnum e o R/T (PS), o R/T é bem mais ágil. Se o GT tem quadrijet, aí esquece....

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  12. A restauração do Meu Dart está sendo muito menor que a do seu R/T, não separei paralamas traseiros da carroceria, nem aplique jato de areia. Tudo na mão mesmo, mas o carro estava bem menos comprometido.

    Esse R/T era do Carlos Bussman, de Rio Negro, certo? Lembro quando ele colocou à venda em 2006. Infelizmente ele já não está mais por aqui. Comprei algumas peças dele.

    abraços!

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  13. Vital,
    é, o GT tem Quadrijet, comando, T5, entre outras coisas. Anda pacas. O Renato Bellote quer fazer um vídeo com ele no final de semana, mas acho que não vai dar. Segundo a previsão do tempo, vai chover.
    Quero que o R/T 72 seja bem esperto, preciso andar em um standard para medir se quero algo a mais.
    O R/T 72 era mesmo do Carlos Bussman, foi comprado pelo Badolato do filho dele, o Otávio. Depois o Badolato me vendeu, acho que sem ver o carro, pois veio diretamente de Rio Negro para mim.
    Agora a restauração deu uma parada, pois o Bira luxou o braço e está de férias forçadas por um tempo.
    Abraços!

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  14. Reinaldo, se quiser experimentar, o meu R/T é original. Mas esquece, não dá nem para o começo do Maverick. Vai ter que fazer o motor? Essa é a hora de fazer algo um pouco mais forte. No Dart penso em colocar 4jet e um comando mais esperto. Mas sem deixar rastros, como tampas de válvula e outras coisas. Nada contra, mas prefiro deixar o mais original possível por razões comerciais.

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  15. Certo Vital,

    aceito, vai ser um prazer andar num R/T tão novo!
    Realmente, o motor vai ser todo refeito e um comando mais esperto está nos planos, assim como uma taxa de compressão adequada. Se não me engano, a do PS era de 8,4:1, diminuída a 7,5:1 a partir de 1977, com o que o R/T perdeu 10 HP.
    Acho que vou usar um Holley bijet, ainda não sei.
    Externamente o motor terá aparência original.
    Melhora logo Vital, para podermos por os brinquedos juntos.

    Abraços!

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  16. Fala meu ilustre seguidor!

    Passei aqui pelo seu blog para ver como anda a restauração do seu R/T 72.
    Não tenha pressa em terminar o carro, pense em deixar ele perfeito antes de tudo.

    Forte abraço.

    Mauricio

    http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/

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  17. Fala Maurício,

    a restauração esteve parada pelo acidente futebolístico do Bira, mas agora vai ser retomada.

    Penso que na próxima semana já devo atualizar o assunto.

    Obrigado pela visita.

    Abração.

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  18. muito bacana, é lindo ver um Dodge renascer!
    abs
    Gian

    V8nFUN.blogspot.com

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  19. Obrigado Gian,

    a velocidade do restauro está inferior ao planejado, mas ao menos isso me permite caprichar em todos os detalhes.

    Abraços.

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