Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Charger R/T 79: nas ruas

Caros,

o Charger R/T 79 ficou pronto para rodar na última sexta-feira, véspera do X MoPar Nationals. Devo a presença dele no evento aos esforços do Alaor Caldana, que foi luxuosamente auxiliado pelo Richard Ritterbeck e pelo Danilo Sanchez na reta final.

O carro ainda não está pronto. Falta cromar os parachoques, preparar e polir as lanternas traseiras e os frisos das caixas, instalar as pestanas das portas e recuperar o painel de instrumentos, além de uma boa higiene interna.

No início da semana, eu já estava resignado a não ir ao MoPar, pois faltava ainda bastante coisa. Tanto que decidi que, se o carro ficasse pronto, eu iria apenas no sábado.

O cofre já terminado. A bateria "Thundercat" não suportou e já foi substituída por uma Heliar

Na noite do dia 12, quarta-feira, o Danilo se dispôs a aplicar os filetes que dividem o Bege Cashmere e o Marrom Sumatra e os frisos das caixas de ar. Com o Richard, conseguiram fazer um excelente trabalho, gostei muito. Também foram instaladas as Opera Windows, item fundamental para a originalidade do R/T 79.
Danilo aplicando os filetes

Uma inesperada folga na luva do cardã e um desgaste em alguns componentes do diferencial tornaram a quinta-feira tensa, obrigando o Alaor a trabalhar dobrado a tempo de fazer o possível para que o carro pudesse ir rodando ao MoPar.

Na sexta, alinhamento, revisão elétrica nas luzes externas, buzina e substituição da bateria. O carro finalmente ficou em condições de rodar.

E o R/T 79 foi devolvido às características originais

Parachoques e lanternas traseiras ainda longe do ideal

Opera Windows no lugar

Rodas diamantadas e polidas, pneus novos

 Emblemas novos

Gostei muito do acabamento dos filetes

 Aguardando colocar o toca-fitas original e o acabamento de madeira no painel

 O estado dos bancos e das laterais foi um dos grandes atrativos no momento da compra do carro

 Alaor, responsável por toda a mecânica, com Richard e Danilo

Então, temos de volta um R/T 79 nas especificações de fábrica, exceto por alguns melhoramentos no motor (Quadrijet Holley 600CFM, comando 270°, tuchos mecânicos). O curioso é que, em todas as fotos que vi do carro, mesmo algumas que me parecem ser dos anos 80, ele aparece com as janelas laterais de Magnum e os frisos nas caixas de rodas. Como adiantei na postagem de fevereiro, é impossível saber se o carro teria sido encomendado daquela maneira, ou se seriam modificações de concessionária. Desse modo, melhor voltar mesmo às especificações de fábrica.

O carro roda macio e confortável, diferente do meu R/T 78 Castanho Trípoli, que é mais firme. Como foi a primeira vez que saí com o carro, tratei de apenas passear, sem forçar. A aceleração ainda não avaliei, mas a retomada mesmo usando meio acelerador é bem interessante, com bastante torque em baixas rotações, exatamente como eu havia pedido ao Alaor.

Como seria de se esperar, alguns detalhes precisam ser acertados na mecânica. Assim, amanhã o carro volta para a oficina do Alaor. Em poucos dias o carro deverá estar perfeito dinamicamente.

Abraços.