Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Maverick GT: quarenta anos hoje!

Caros,

há exatos quarenta anos, o meu Maverick GT saía da linha de montagem da Ford. A hora exata não tenho como saber (seria mesmo um exagero, convenhamos), mas foi no dia 13 de dezembro de 1973 que o carro foi fabricado. O chassis comprova ano e mês, da seguinte forma:
L (Brasil)
B (São Bernardo do Campo)
5E (Cupê GT)
N (1973)
E (Dezembro)

O dia exato da produção do carro está registrado na plaqueta de identificação fixada no batente da porta do motorista, da qual constam as seguintes informações:
Peso 1260 kg
Motor R (V8 302)
Ano Modelo 74
Carroceria 62D (Maverick cupê GT)
Cor XO (Laranja Mandarin)
Estofamento A (preto)
Data 13 (dia de produção)
Eixo S (relação de diferencial 3,07:1)
Transmissão D (convencional - 4 velocidades - alavanca no assoalho)

O carro, em 15 de novembro de 2006, quando comprei, e após a restauração (fotos feitas pelo Fabio Aro, deixaram o carro melhor do que é):

Já era bem bonito, mas com vários aspectos a serem corrigidos

Depois de todos os ajustes ficou bem melhor

 Além dos cabos de velas vermelhos, muita confusão no cofre

Cofre exatamente do meu gosto

 Retrovisores e frisos desgastados e escape 8x2 muito barulhento

Retrovisores e frisos novos, parachoques polidos e novo escape 8x2


Bancos Procar, alavanca de câmbio e instrumentos em má posição

Tudo corrigido. Preferi usar couro ao invés do vinil nos bancos

Uma curiosidade, os documentos que vieram junto com o carro mostram que o dono anterior o comprou em 1992. Navegando na Internet, descobri que o carro participou de um encontro na Zona Norte de São Paulo em 2004:



Logo, resta homenagear o carro com esta postagem. Pensei em sair com ele para comemorar, mas justo em uma sexta-feira 13... Melhor não arriscar, saio com ele amanhã, que é sábado!

Abraços.

8 comentários:

  1. Parabéns pro bom e velho Maveco! Muitos quilômetros de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Leroi! O Maverick agradece. Do jeito que está, o carro ainda vai durar bastante!

      Abração.

      Excluir
  2. Caro amigo Reinaldo
    Parabéns!!! Tu é um cara felizardo, tem alguns carros de extremo bom gosto, de dar inveja (boa) !!
    Eu simplesmente ADORO Mavericks, espero um dia ter um novamente.
    Grande abraço!
    Cuti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuti meu amigo, muito obrigado! Procuro manter os meus carros sempre na melhor condição possível, inclusive abastecidos, pois se eu decidir sair, é só ligar e pronto.
      A coleção é pequena, eu só precisaria de um Opala SS 6 para completar a ideia original; como não encontrei até agora, acabei incluindo os dois outros R/Ts.
      Quando você vir a São Paulo, vamos dar uma volta com os carros, você verá que à exceção do Landau e do R/T 72, todos são bem legais, mas as fotos deixam eles mais bonitos do que são na verdade.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. lindo de morrer, modelo 74, meu ano de nascimento e ainda GT e laranja de plaqueta, é um sonho sobre rodas! vamos marcar de andar de Ford V8! abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gian, vamos marcar! Vi as fotos do Stang no Facebook, o carro é muito bonito!
      Pensei em contar a história da aquisição do Maverick nessa postagem, mas temi que ficasse muito longa; talvez faça postagens específicas sobre as aquisições, pois sempre há alguma coisa interessante a relembrar.
      Abração.

      Excluir
  4. Lindo Maverick! Fiz uma matéria ontem sobre um 1975.

    http://sagass.blogspot.com.br/2014/05/impressoes-ford-maverick-gt-8-1975.html

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Andre, vou ler a postagem.

    Abraços.

    ResponderExcluir