Lançado em 1969, o Opala rapidamente se tornou um sucesso, tendo uma produção das mais longas, que somente se encerrou em 1992. Com opção de motores 4 (153, depois 151) e 6 cilindros (3.800 e depois 4.100), o Opala caiu no gosto nacional, especialmente com o lançamento do cupê, como modelo 1972. Suas versões de maior luxo foram a Gran Luxo, produzida de 1971 a 1974, Comodoro, produzida a partir de 1975, e Diplomata, produzida de 1980 a 1992.
Adquiri o Gran Luxo 1973 Verde Menta das fotos em 2008, com alto grau de originalidade. Modifiquei apenas a configuração do motor, tornando-o um 250S, mas as peças substituídas estão todas guardadas. Meu interesse era pelo SS, mas a falta de um exemplar à venda que estivesse muito bom me levou ao Gran Luxo, cupê com ar condicionado de fábrica. Quando adquiri já contava com placas pretas concedidas pelo Clube do Opala de São Paulo.
Esse Gran Luxo também é bem conhecido, figurando nos livros "Opala - o carro que conquistou o Brasil", de Paulo Cesar Sandler e Rogério de Simone, páginas 128 e 129, e "Opala", da Editora Escala, páginas 35, 36, 37 e 151, além do Garagem do Bellote (http://www.garagemdobellote.com.br/2008/07/maverick-gt.html#axzz1NEXIrVUK).
Ainda aguardo a oportunidade certa para adquirir um SS 6 cilindros, preferencialmente 72 ou 73.
Abraços.
Muito legal !! Meu tio Carlos tinha uma Veraneio 73 desta cor, verde menta ... Andei muito nela ....
ResponderExcluirGosto bem dos Gran Luxo tb ...
Abraços,
Badolato
Meu avô teve um Opala 3800 1971 verde oliva. Foi o carro que andei pela primeira vez ao deixar o hospital, no final de 1971. Lindo carro.
ResponderExcluirBadolato,
ResponderExcluirVerde Menta não é comum, faz com que o Gran Luxo seja visto a centenas de metros de distância, rsrs.
Vital,
mais um que tem a história ligada aos Opala!
Abraços.
Reinaldo,
ResponderExcluirEsse Opala Gran Luxo eu conheço bem, era do Alexandre de Sto. André, né ???
Andei algumas vezes com ele, um carro sensacional, e lindíssimo !!!
Aqui no Sul tem um igualzinho, só que SS, e é do nosso amigo Pablo Soldatelli...
Já tive na minha garagem essa trinca de ouro que o amigo vai fechar, um GT 74 branco nevasca com kit quadrijet original de fábrica, um R/T vermelho índio 73 e um SS amarelo limão 72, ambos originais, era uma satisfação enorme poder descer até lá e contemplar essas viaturas fortíssimas...
Blog já adicionado aos meus favoritos e seguindo !!
Grande abraço da Turma do Sul !!!
Fala Mário,
ResponderExcluiracho que era sim, pois na documentação que recebi junto com o carro havia algumas coisas de Santo André. De todo modo, vou rever e depois te confirmo.
O SS 73 a que você se refere saiu em uma Classic Show, não?
Cara, então você sabe o que eu quero: juntar o GT 74 Laranja Quadrijet, o R/T 72 Polar e um Opala SS. Por coincidência, o SS que estou de olho é exatamente 72 Amarelo Limão. Quando conseguir juntar os meninos (vai demorar, o Polar...) vou me dar por satisfeito, ao menos eu acho!
Obrigado e um abraço!
Reinaldo
Mário,
ResponderExcluirvi alguns documentos antigos com endereço na rua Mossoró, Parque Jaçatuba, em Santo André. Era esse o endereço do seu amigo Alexandre?
Abraço.
A GM colocou no Salão (73?) um Opala, chamado "Las Vegas", e acho que era neste Verde Menta... carro maravilhoso!
ResponderExcluirGuilherme,
ResponderExcluiro Opala Vas Vegas, com meio teto de vinil e interior branco, foi exposto no Salão de 1972. A Quatro Rodas de dezembro de 1972 mostra o salão e o carro. Na revista, parece mesmo Verde Menta. Com o marasmo atual preto/prata, é bem interessante sair com o Gran Luxo nada discreto.
Abraço.
Legal, meu pai tinha um desses. Muito bacana.............
ResponderExcluirEra dessa mesma cor?
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Ta a venda? pois me interessa, mande fotos no william_reolon@hotmail.com
ResponderExcluirOi William,
ResponderExcluiro GL não está à venda. A única maneira de eu me desfazer dele seria em caso de troca por um SS 6.
Agradeço a visita ao blog e o interesse no carro.
Abraços.
Voltando pra ver o Verde Menta. Lindo demais.
ResponderExcluirMuito obrigado Guilherme,
ExcluirParabéns pelo seu blog. Passo sempre por lá.
Abraço.
Lindo carro, adoro essa cor...a poucos tempo adquiri um ss6 73 (de plaqueta) para restaurar, tive a feliz descoberta que por baixo da tinta marrom esta linda verde mente (assim como em diversas partes menos acessiveis não mexidas!
ResponderExcluirQue maravilha Marcelo! SS 73 Verde Menta!
ExcluirDefinitivamente, você terá um carro tão lindo quanto raro depois de restaurá-lo.
Mande fotos dele.
Abraços.
Reinaldo, valeu! Ainda consegui alguns itens de preparação de época novos (tripla dfv, kit comando hotbird) estou a procura de uma tampa envemo! Teria um email para te enviar fotos? Abs
ResponderExcluirMuito legal, o carro vai ficar sensacional! Tampa Envemo é realmente difícil de se encontrar.
ExcluirMeu email é reinaldo_silveira@terra.com.br. Abraços.
Aff ! estupidamente lindo !!!!
ResponderExcluirCompartilhei em minha página no facebook, convido-os para conhecerem :
https://www.facebook.com/OpaleirasdoBrasil
AbraçoOpala !
Muito obrigado Lidia, preciso colocar mais fotos do carro. Preciso ver a página que você menciona.
ExcluirAbraços.