Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

FORD MAVERICK GT 1974

O Maverick, um enorme sucesso nos EUA, foi a resposta da Ford ao domínio dos Chevrolet Opala. Não funcionou, pois foi lançado aqui em 1973, no meio da primeira grande crise do petróleo. Seus motores de 6 e 8 cilindros não eram propriamente econômicos e a versão 4 cilindros chegou tarde. Em 1979 foram retirados de linha.
Adquiri o GT 74 Laranja Mandarin em 2006. Após um longo restauro, ganhou as ruas em julho de 2007. Seu motor V8 de 302 polegadas cúbicas, forte por natureza, possui o reforço de um comando mais bravo, carburador quadrijet Holley e coletor de admissão Edelbrock, além de escapamento 8 em 2. Com isso, é um carro muito rápido, que causa grande prazer ao guiar.
Esse carro pode ser visto em reportagem no site Auto Esporte (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI93522-10142,00.html ) e no Blog Garagem do Bellote (http://www.garagemdobellote.com.br/2008/07/maverick-gt.html#axzz1NEXIrVUK ).




Abraços.

30 comentários:

  1. Não tem o que falar de um Maverick desta cor, do amarelo Tarumã ou do azul Regata. Se você quiser saber detalhes do lançamento do carro, converse com meu pai. Ele participou, ao vivo e a cores.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Putz cara, quero sim! O meu Laranja Mandarin foi fabricado em 13 de dezembro de 1973, ainda no primeiro ano, mas é considerado 1974.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Cara; que lindo o teu maveco. Parabéns. Eu tenho um GT ano 76 em reforma. É meio estranho. Ele foi fabricado em 30 de Outubro de 1976. Tem as lanternas trazeiras e a grade do GT Fase II mas, de resto, faixas, capô, interior, etc. é tudo dos GTs fase I. Meu carro nunca foi reformado antes. Talvez por ter sido fabricado no final de 76, tenha recebido alguns itens do modelo 77, o qual foi lançado em Novembro de 77. Vai entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente mesmo, eu nunca soube de um Maverick como o seu. Qual a cor dele?

      O meu é 74, fabricado em dezembro de 1973. Está com a pintura fininha, mas ainda bem bonita.

      Obrigado pelo elogio.

      Abraços.

      Excluir
    2. A cor do meu é Laranja 750. Original. Lanternas trazeiras e grade do fase II, mas o interior é todo do fase I, inclusive o volante (que eu troquei pelo de 3 raios). Calotas do Fase I. O teu nunca foi pintado? Pintura original ainda? Um abraço.

      Excluir
  4. Cara, bem interessante esse teu carro!

    Não sei dizer se a pintura do meu carro é original, mas está quase acabando em alguns pontos; depois de um polimento que mandei fazer há algum tempo, o carro brilha bem, chama bastante a atenção.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bela máquina, só por curiosidade poderia me dizer se estas rodas são originais ou foram alargadas? e qual a medida dos pneus, obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vinicius. As rodas são as originais, com pneus 225/60-14 na frente e 245/60-14 na traseira.

      Abraços.

      Excluir
  6. Se não for pedir muito, sabe me informar a largura dos sobre aros originais, estou fazendo u super e gostaria de montar nele um jogo igual do GT. obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius,

      Problema nenhum, pergunte sempre que quiser: os sobrearos originais têm 6 cm de profundidade por 14 polegadas de diâmetro.

      Excluir
  7. Olá, estou muito interessado num Ford Maverick GT 1974, apesar de ter 12 anos, já pesquisei bastante e sou apaixonado por carros antigos. Gostaria de algumas dicas para fazer uma boa compra (especificações técnicas do produto original). Se puder ajudar, desde já, Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gustavo, fico feliz de ver a nova geração interessada em carros antigos.

    Bom, a primeira dica é estar atento ao número do chassi e às informações da plaqueta da porta:
    - todo Maverick GT tem o chassi começando com LB5E; se o carro que você vir não tiver essas letras, não será um GT;
    - na plaqueta de porta, a carroceira deve estar marcada como 62D e o motor como R, o eixo como S e a transmissão como D.

    No caso do GT 74, que só vinha com o motor V8, mesmo que o carro não tenha mais a plaqueta original, caso o Chassi seja LB5E você terá encontrado um verdadeiro GT. Isso vale também para os modelos 75 e 76.

    Para os modelos 77 a 79, só o chassi LB5E não identifica corretamente o carro, pois pode der um GT4 (aliás, a grande maioria era assim). Nesse caso, só a plaqueta de porta para identificar um verdadeiro GT V8.

    Espero ter ajudado, caso você precise de mais alguma informação, fale comigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Acho que, talvez, meu Maverick possa ser um Gt Quadrijet original da época. Isso porque tem uma plaqueta da Caltabiano na parte interna da porta do motorista. Mas quando comprei já estava sem o coletor e a quadrijet da época... O dono anterior havia retirado. Será que vc tem maiores informações de que o meu carro possa ser um Quadrijet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei até quando a Ford ofereceu os kits Quadrijet. Sei que começou a oferecer em agosto de 1974, visando homologar para o uso em competição.

      Os interessados podiam comprar o carro com o kit instalado, comprar o motor, ou somente o kit Quadrijet (carburador Holley de corpo quádruplo, tuchos mecânicos, comando Iskenderian 270º e coletor de admissão Edelbrock de alumínio, além de molas duplas no cabeçote).

      O que exatamente consta dessa plaqueta da Caltabiano? De todo modo, assumindo que o seu seja um dos raros Quadrijet originais, mesmo que alguém tenha retirado o carburador e o coletor, possivelmente o comando, os tuchos mecânicos e as molas duplas ainda deveriam estar no lugar. Tente verificar isso.

      Abraços.

      Excluir
  10. Ola boa tarde adorei a materia ,eu gostaria de saber se vcs sabem de uma versão importada entre 73 74 foram 15 unidades na cor branca de gt v8 a alcool original vieram de navio eme disssram que foram importadas pela embaixada do Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandroni, obrigado pelos elogios.

      Desconheço essa importação. A fabricação do Maverick no Brasil começou no início de 1973 e o lançamento oficial aconteceu em 04 de junho de 1973.

      Certamente houve importação de alguns Mavericks para teste e adaptação, mas não acredito que tenham importado modelos GT, pois não existia essa versão nos EUA - muito menos versão a álcool do motor 302, que só é te seria desenvolvida muitos anos mais tarde, no Brasil.

      Excluir
  11. ola boa noite obrigado.pela resposta amigo ,mas que pena a ford esquecer do passado ,não possuem mais dados sobre modelos antigos como o maverick ,a meu ver queimaram tds os dados dos veiculos antigos porque todas as montadoras no Brasil se nega a preservar sua historia lamentavel

    ResponderExcluir
  12. Parabens pelo carro....show de bola....
    Que roda vc ta usando com a calota? É a original cromada?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mehcir,

      são as rodas originais, com os sobrearos cromados.

      Abraços.

      Excluir
  13. Amigo, sabe me dizer quantas polegadas possui a medida da roda original do maverick GT? Tanto dianteira como traseira são na mesma largura? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, as rodas do Maverick GT tinham 14" de diâmetro e 6" de largura. Não há diferença entre as rodas dianteiras e traseiras.

      Excluir
  14. Muito obrigado pelo esclarecimento. Foi de grande valia. Estava com dificuldade para encontrar essa informação! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha Ricardo, no que eu puder ajudar, conte comigo.

      Excluir
  15. Você saberia me dizer se o GT 1974 vinha com pneus radiais de fábrica? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens, o Maverick GT 74 vinha com os pneus diagonais Firestone Wide Oval D70 S 14. Pneus radias somente foram oferecidos mais tarde.

      Excluir
  16. Bom dia, o meu 74 está sem plaqueta pois perderam na restauração, como faço para descobrir a data de fabricação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sem a plaqueta fica difícil saber a data exata de fabricação.
      A única alternativa seria tentar descobrir pelo número do chassi, comparando com os carros que ainda tenham a plaqueta.

      Excluir
  17. Tenho dois MAVERICKS,uma f cem,gosto demais da FORD.
    Como pode um ferro loco mexer o chão?Quanto sentimento!

    ResponderExcluir